Home / CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social

CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Endereço: Praça Parque Dr. Barbosa de Oliveira, s/n (Piso Superior da Rodoviária Velha)

Horário de Atendimento: das 8h às 17h (sem interrupção no horário de almoço)

Telefone: (12) 3632-3301 / 36315210

 

O CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social é equipamento social que oferta serviço especializado e continuado a famílias e indivíduos (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres) em situação de ameaça ou violação de direitos, tais como: violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, situação de risco pessoal e social associados ao uso de drogas, etc.

O CREAS busca construir um espaço de acolhimento para essas pessoas, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares, superando a situação apresentada.

O serviço oferece o PAEFI (Programa de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos) que é o serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de seus direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos,  a preservação e o fortalecimento da função protetiva das famílias, diante das condições que as submetem a situações de risco pessoal e social.

O PAEFI tem articulação com a Rede Socioassistencial, Órgãos de Defesa de Direitos e  demais Políticas Públicas. Realiza ações conjuntas no território para fortalecer as possibilidades de inclusão da família e uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.

A área de abrangência do CREAS é todo o território do município de Taubaté.