Home / Destaque home / Coleta Seletiva de Taubaté é apresentada em evento no Ibama

Coleta Seletiva de Taubaté é apresentada em evento no Ibama

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Taubaté participaram nos dias 22 e 23 de novembro em Brasília de uma apresentação na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). O projeto, denominado “Ampliação e Fortalecimento do programa de coleta seletiva”, envolveu também as cooperativas de catadores do município.
A apresentação ocorreu durante o Fórum Expositor de Educação Ambiental no Licenciamento Ambiental Federal do Programa de Educação Ambiental do Gasoduto Campinas – Rio de Janeiro (PEA Gascar). Este é um projeto educativo, condicionante da licença ambiental (Licença de Operação) do gasoduto, emitida pelo Ibama, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão de resíduos sólidos nos 32 municípios por onde passará o gasoduto da Nova Transportadora do Sudeste (NTS).
O programa teve como tema a gestão dos resíduos sólidos, após diagnóstico feito a partir das informações prestadas pelos gestores públicos dos municípios impactados pelo empreendimento. No Módulo 1, ocorreu a “Capacitação dos Gestores Públicos para a gestão do resíduos sólidos”, com 61 horas de duração, e teve a participação de quatro servidores da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Taubaté, juntamente com gestores dos demais municípios envolvidos.  A equipe de Taubaté participou ativamente das atividades propostas, que culminou na elaboração e apresentação de um projeto prático que viesse contribuir com a gestão dos resíduos sólidos no município.