Home / Destaque home / Casos de abuso e exploração infantil têm redução em Taubaté

Casos de abuso e exploração infantil têm redução em Taubaté

Entre janeiro e maio deste ano, profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) mantiveram o acompanhamento de 13 casos de crianças e adolescentes em situação de abuso e ou exploração sexual. Este número representa uma redução em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram acompanhados 21 casos.
No ano de 2019, foram registrados 49 casos no Creas, advindos, principalmente, do Conselho Tutelar e dos serviços de saúde do município. Muitas vezes esse número não condiz com a realidade dos casos, pois a subnotificação é grande, causada, principalmente, pelo medo de denunciar, desconhecimento dos canais de denúncia e procedimentos de proteção.
Data
Apesar desta redução nos números do período, o Creas aproveita a aproximação do dia 18 de maio na próxima segunda-feira para reforçar a necessidade de combater este crime. A data marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual e Exploração contra crianças e adolescentes.  Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento, 18 de maio foi instituído como o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.
Atendimento
Com a pandemia do coronavírus, o serviço do Creas está funcionando com controle de fluxo de pessoas. Os atendimentos são agendados por meio do telefone 3632-3301, que também funciona como whatsapp. Os agendamentos são realizados conforme a urgência das demandas.
Os canais de denúncia, continuam funcionando normalmente. É possível fazer denuncias de forma anônima e segura pelo Disque Direitos Humanos, no número 100. E pelo Conselho Tutelar, de forma pessoal, sendo necessário agendar o atendimento pelos telefones: 3629-5796 e 3631-7944 ou pelo plantão: 99223-6061.
O Creas está localizado no piso superior do Terminal Rodoviário Urbano (Rodoviária Velha).

Veja também

Taubaté oferece cursos gratuitos da Cisco nas áreas de tecnologia e negócios

O Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté (HITT), fruto de uma parceria entre prefeitura e …