Home / Noticias / Desenvolvimento e Inclusão Social / Prefeitura entrega Centro de Convivência do Idoso do Parque Três Marias

Prefeitura entrega Centro de Convivência do Idoso do Parque Três Marias

A Prefeitura de Taubaté inaugurou, nesta sexta-feira, 15 de maio, o novo Centro de Convivência do Idoso “Maria de Almeida Chaves”, localizado na avenida Armando de Moura, 350, Parque Três Marias. O equipamento atenderá idosos acima de 60 anos da parte alta da cidade, vinculados ao Projeto Conviver. A cerimônia obedeceu aos critérios de distanciamento social e restrição de público.
Com investimento de R$ 415.738,30, o equipamento tem objetivo de tirar o idoso da ociosidade, isolamento social e auxiliar no envelhecimento saudável. No local serão realizadas atividades como: aulas de alongamento, ginástica, dança, artesanato, panificação, computação, etc. Tudo isto após o fim da quarentena.
Também foi lançado um programa de atendimento aos idosos nesse período que exige o isolamento social, com a criação de uma página nas redes sociais onde os idosos já atendidos pelo Projeto Conviver poderão acessar conteúdo sobre cuidados no período de pandemia, orientações sobre envelhecimento saudável,atividades físicas para fazer em casa, fotografias e vídeos de atividades realizadas, entre outros conteúdos relevantes. A página está disponível em:  https://www.facebook.com/Idosoempauta/
Para os idosos que não têm acesso à tecnologia, os técnicos vão fazer uma escuta ativa. Serão realizadas ligações para os idosos que precisam de orientações nesse período delicado de isolamento, com o objetivo de fortalecimento de vínculos e, se necessário, encaminhamento para acompanhamento com psicóloga. Esses idosos sem acesso tecnológico também receberão visitas domiciliares de profissionais, sem entrada na residência, com todos os cuidados de saúde, apenas como rede de apoio.
Vídeos dos profissionais de educação física, geriatria, assistência social, orientadores sociais, oficineiros com dicas e informações serão enviados semanalmente por grupos criados no whatsapp, com atendimento médio de 900 idosos.
Com esse novo equipamento e o da Vila Marli, Taubaté mantém dois Centros de Convivência do Idoso na cidade, com atendimento de mais de 2.000 idosos nos 27 grupos setoriais.

Veja também

Taubaté oferece cursos gratuitos da Cisco nas áreas de tecnologia e negócios

O Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté (HITT), fruto de uma parceria entre prefeitura e …