Prefeitura amplia atendimento no Hmut para reduzir filas de consultas e exames

A Secretaria de Saúde com o objetivo de reduzir a lista de espera municipal por exames e consultas e dar celeridade a pedidos médicos da Atenção Primária à Saúde, encaminha pacientes para atendimento no Hmut (Hospital Municipal Universitário de Taubaté).

Prefeitura amplia atendimento no Hmut para reduzir filas de consultas e exames

Com o objetivo de reduzir a lista de espera municipal por exames e consultas e dar celeridade a pedidos médicos da Atenção Primária à Saúde, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Taubaté reforçou o encaminhamento de pacientes para atendimento no Hmut (Hospital Municipal Universitário de Taubaté).

Após negociação entre Prefeitura e Organização Social, o hospital passou a absorver pacientes da lista de espera por exames cardiológicos, como ecocardiograma e eletrocardiograma. A agenda passou a ser disponibilizada no mês de setembro e contempla 80 exames de ecocardigrama por semana, realizados às terças e sextas-feiras.

A Central de Vagas do município realiza contato telefônico com as pessoas que serão atendidas neste momento, e os exames serão agendados respeitando a ordem cronológica de inserção do nome na lista, do mais antigo para o mais atual. No contato, o atendente pede a confirmação para a realização do exame de imagem e passa as orientações de preparo. Com o resultado do exame em mãos, o paciente retorna a sua unidade básica de origem para avaliação médica.

Para a especialidade de otorrinolaringologia também estão sendo ofertadas 80 vagas para consultas/mês. A Secretaria de Saúde solicitou também ao Hmut que realize as lavagens de ouvido para remoção de cerúmen.

Para promover melhorias e ampliação dos serviços, a Unitau (Universidade de Taubaté) investe recursos na unidade hospitalar e já licitou e iniciou obras para mais dois ambulatórios, de ortopedia e endoscopia, e ainda dá andamento ao processo licitatório para o ambulatório de otorrino, fonodiaulogia e psiquiatria.

Retomada dos serviços

Desde janeiro de 2025, a Prefeitura de Taubaté, em esforço conjunto com a Unitau, tem captado recursos para investimentos na estrutura e custeio das operações do Hmut.

O Hospital Municipal, por questões financeiras, desde 2022 passou a reduzir e suspender serviços como consultas, exames e cirurgias e desde o início do ano, em uma retomada gradual, tem ofertado atendimento à população com a realização de mutirões de ultrassonografia, tomografia com contraste para pacientes com suspeita de diagnóstico oncológico.

Prefeitura e Organização Social, gestora do Hmut, também deram continuidade nas tratativas para obras de manutenção e consequente ampliação no número de leitos.

Recentemente, no mês de agosto, a Administração Municipal anunciou a criação de mais sete leitos de UTI Adulto e nos próximos dias conclui a ampliação, chegando a disponibilizar 20 leitos ao todo. Os dez leitos anteriores eram insuficientes para atender a demanda das UPAs do município.

A expansão do atendimento ambulatorial de especialidades e a retomada das cirurgias eletivas são objeto de tratativas constantes, em resposta direta à necessidade de retomar os atendimentos e para que a população tenha acesso a diagnósticos importantes para o tratamento de diversas condições médicas. Em julho, o Hmut inaugurou também a nova UTI neonatal.

Conteúdos Relacionados