Home / Secretarias / Área de Museus, Patrimônio e Arquivo Históricos

Área de Museus, Patrimônio e Arquivo Históricos

Endereço: Avenida Thomé Portes Del Rey, 925 – Jardim Ana Emília
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 17h , sábados e domingos das 9h às 13h – Monitoria para grupos mediante agendamento por telefone.
Telefone: 3621-6044/3625-5059

Pinacoteca Municipal  Anderson Fabiano

A Pinacoteca contém pinturas, desenhos e esculturas representativos da produção artística regional, destacando nomes como o do pintor taubateano Clodomiro Amazonas, reconhecido nacionalmente pelas suas paisagens poéticas.

Possui mais de 300 obras catalogadas incluindo quatro quadros de Clodomiro Amazonas, três de Georgina de Albuquerque e uma escultura de Francisco Leopoldo e Silva.

————————————————————————————————————

Museu Histórico Prof. Paulo Camilher Florençano

O Museu Histórico apresenta a exposição de longa duração “Taubaté na História do Brasil” com textos, objetos e imagens que narram a história local desde a fundação da cidade aos dias atuais.

Mais de mil e duzentas peças são catalogadas, incluindo mobiliário, vestimentas, armamentos, objetos cotidianos etc., peças que revelam ao visitante a história da região. O ponto alto da visita são três maquetes que que mostram a urbanização de Taubaté nos anos 1850, 1900 e 1950.

————————————————————————————————————-

Arquivo Histórico Félix Guisard Filho

O Arquivo Histórico Municipal Felix Guisard Filho possui um acervo de ampla variedade de documentos, sendo eles cartoriais (inventários, testamentos, livros de registros de Escrituras, Libelo Cível, etc), de administração pública municipal, acervos pessoais além de jornais e revistas disponíveis integralmente à consulta pública. O documento mais antigo, datado de 1636, é uma Doação de Provisão ao Capitão Jacques Félix.

ÍNDICE INVENTÁRIO E TESTAMENTO 2020 | CLIQUE AQUI

Hemeroteca Antonio Mello Júnior

O Arquivo Histórico Municipal dispõe também da Hemeroteca Antonio Mello Junior, com uma grande coleção de jornais e revistas do século XIX aos dias atuais. São mais de 120 títulos de jornais e aproximadamente 200 títulos de revistas, que revelam a pluralidade de temas. Nosso jornal mais antigo, datado de 1861, é o jornal O Taubateense.

Biblioteca de História Profª Maria Morgado de Abreu

Com acervo de aproximadamente 25 mil livros, a Biblioteca Municipal profª Maria Morgado de Abreu, é especializada em História de Taubaté, Geral e do Brasil, além de possuir diversas caixas com assuntos relevantes a História do município, desde recortes de jornais a pesquisas já realizadas.

Museu dos Transportes

————————————————————————————————————–

Museu da Imagem e do Som de Taubaté

O acervo do Mistau divide-se em iconografia, acervo material, audiovisual e áudio. Atua em resgate e preservação da memória através dos meios audiovisuais.

Tem por objetivo trabalhar com a cultura viva de Taubaté e região valeparaibana.

Monitoria para grupos mediante agendamento: (12) 3631-3955

————————————————————————————————————–

Museu da Imigração Italiana de Quiririm

Endereço: Avenida Líbero Indiano, 550
Horário de Funcionamento: de terça a sexta, das 8h às 17h e sábados e domingos das 11h às 16h
Telefone: (12) 3686-4864 – Monitoria para grupos mediante agendamento

A arquitetura típica do norte da Itália caracteriza a antiga residência da família Indiani, construída entre 1897 e 1903, que hoje sedia o museu. Nele estão representadas as principais famílias que, a partir de 1891, começaram a se estabelecer na Colônia Agrícola que deu origem ao atual Distrito de Quiririm. Seu acervo é composto de painéis fotográficos e objetos doados pelas famílias. As dependências estão mobiliadas conforme a destinação original dos vários cômodos da
casa, e existe também a reconstituição de uma antiga escola.