Prefeitura lança edital para a ‘1ª Semana do Café’, que celebra o Convênio de Taubaté

A Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo da Prefeitura de Taubaté publicou o edital de seleção pública para credenciamento de interessados em participar da “1ª Semana do Café de Taubaté - Convênio de Taubaté 120 Anos”.

Prefeitura lança edital para a ‘1ª Semana do Café’, que celebra o Convênio de Taubaté

A Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo da Prefeitura de Taubaté publicou o edital de seleção pública para credenciamento de interessados em participar da “1ª Semana do Café de Taubaté - Convênio de Taubaté 120 Anos”.
O evento será entre os dias 23 de fevereiro e 1º de março. O principal objetivo é valorizar a cultura cafeeira, a história do Convênio de Taubaté e incentivar o aquecimento da economia relacionada ao café no município.
A abertura será realizada no dia 23 de fevereiro, no Hitt, dentro do Via Vale Shopping, das 9h às 16h. As empresas selecionadas no edital poderão participar da programação de abertura, bem como expor equipamentos, produtos ou serviços voltados à cadeia do café.
O edital possui uma categoria voltada a cafeterias especializadas em cafés especiais, padarias gourmet e outros estabelecimentos que comercializem produtos derivados do café e que tenham relevância histórica, cultural, gastronômica ou caráter inovador em Taubaté.

 As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de fevereiro. Os estabelecimentos inscritos serão avaliados e ranqueados conforme critérios técnicos definidos no edital. Acesse neste link: https://taubate.sp.gov.br/licitacoes/chamamento/0226-credenciamento-de-interessados-no-evento-1-semana-do-cafe-de-taubate-convenio-de-taubate-120-anos

Os selecionados deverão abrir suas portas ao público visitante, promovendo atividades como palestras, rodas de conversa, degustações e ações correlatas. A programação garante atividades contínuas ao longo da semana, nos períodos da manhã, tarde e noite, totalizando a participação de 16 estabelecimentos.
Excepcionalmente, nos dias 26 e 27 de fevereiro, no período noturno, não haverá programação em cafés e padarias, em razão de atividades paralelas que serão realizadas no Auditório do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Taubaté, cuja programação específica será divulgada posteriormente.
Além disso, no dia 28 de fevereiro, será realizado um city tour passando por importantes pontos históricos de Taubaté relacionados ao café.
Interessados em se inscrever devem acessar o edital no site da Prefeitura, ou por meio deste link: https://taubate.sp.gov.br/licitacoes/chamamento/0226-credenciamento-de-interessados-no-evento-1-semana-do-cafe-de-taubate-convenio-de-taubate-120-anos

Convênio de Taubaté
O Convênio de Taubaté (1906) foi um acordo histórico entre os governadores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro para valorizar o preço do café, principal produto da economia brasileira, devido à superprodução e queda nas cotações. O pacto estabeleceu a intervenção estatal na compra do excedente de café, retirando-o do mercado e armazenando-o para estabilizar os preços, financiada por impostos sobre a exportação e empréstimos internacionais, sendo um marco da política de defesa do café na República Velha.
O Convênio foi assinado no município de Taubaté quando governadores dos 3 estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) vieram até Taubaté para firmar o Convênio pela sua posição geográfica e relevância na época pela fazendas produtoras de café.