Home / Destaque home / Guarda Civil Municipal atende mais de 40 mil ligações

Guarda Civil Municipal atende mais de 40 mil ligações

A Guarda Civil Municipal divulga, nessa sexta-feira, dia 8 de janeiro, balanço das ocorrências atendidas em 2020. Foram 41.479 chamados telefônicos atendidos via 153.
Os contatos telefônicos podem ou não culminar com o deslocamento de viaturas, refletindo a importância do agente que regula e atribui a prioridade dos atendimentos. De janeiro a dezembro do ano passado as principais ocorrências se referem a perturbação de sossego (1.154), abordagem de pessoas (4.181), mulheres com medidas protetivas assistidas pelo Projeto Guardiãs Maria da Penha (464), infrações de trânsito (799), captura de foragidos e detidos colocados a disposição da justiça (33), furtos a unidades escolares (85) entre outras como posicionamento em cruzamento de vias, ações que envolveram o uso de armas de fogo, posse e uso de entorpecentes, etc.
Desse total de chamados, a Guarda contabiliza também os atendimentos da Operação Sossego, em que a atuação do efetivo se dá aos finais de semana, desde março de 2020, com uma ação conjunta da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Fiscalização de Posturas, Secretaria de Mobilidade Urbana e Vigilância Sanitária. O objetivo é evitar aglomerações, auxiliando na manutenção do isolamento social.
Os locais são visitados com base nas denúncias recebidas pelo telefone 153, com relatos de perturbação de sossego, aglomerações, música alta, consumo de bebidas alcoólicas e até mesmo grupos que se reúnem para a soltura de pipas, por exemplo.
Desde que as medidas de isolamento foram recomendadas pelo Governo do Estado, a Secretaria de Segurança Pública Municipal atendeu 5.584 ocorrências para orientação e fiscalização relacionadas ao coronavírus.
Em relação ao projeto Praça Segura a Guarda Civil realizou 13.253 ações de permanência em praças e espaços públicos e 5.537 em escolas da rede municipal.