Home / Destaque home / Janeiro Branco conscientiza sobre Saúde Mental

Janeiro Branco conscientiza sobre Saúde Mental

A Campanha Janeiro Branco é planejada para a promoção de ações, orientações e reflexões a respeito das condições e características emocionais das pessoas, buscando dar visibilidade ao tema da Saúde Mental.
A ação foi iniciativa de um grupo multidisciplinar da cidade de Uberlândia (MG) e foi criada em 2014. O objetivo é mobilizar a população a cerca do tema Saúde Mental para conscientizar e estimular a compreensão e promove-la a toda sociedade. A campanha busca estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos os espaços e a valorização da Saúde Mental no SUS e nas redes públicas e privadas de saúde no Brasil.

A articuladora de Saúde Mental do município, Ida Ruza, conta que em Taubaté existe uma rede de atenção psicossocial e que a conscientização da saúde mental não é excludente e deve propiciar atendimento adequado em todas as frentes.

Em Taubaté, a Saúde Mental é composta por Caps II, serviço que atende pessoas maiores de 18 anos em sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes ou que impossibilitem estabelecer vínculos sociais e realizar projetos de vida;

Caps ad III, atende pessoas em sofrimento pelo uso de álcool e outras drogas. Proporciona serviços de atenção contínua, com funcionamento 24h, ofertando retaguarda clínica e acolhimento noturno.

Caps i, atende crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas; UAA oferece cuidados de saúde, com funcionamento 24h, em ambiente residencial, para pessoas com necessidades decorrentes de álcool e drogas, de ambos os sexos, que apresentem vulnerabilidade social e/ou familiar e demandem acompanhamento terapêutico e protetivo de caráter transitório e SRT (Serviços Residenciais Terapêuticos em Saúde Mental) modalidade assistencial que substitui a internação psiquiátrica prolongada. Moradia destinada a cuidar de portadores de transtornos mentais crônicos com necessidade de cuidados de longa permanência, egressos de internações psiquiátricas e hospitais de custódia, que não possuem suporte financeiro, social e/ou laços familiares que permitam outra forma de reinserção.

Veja também

Taubaté confirma mais três mortes e chega a 12.198 casos de coronavírus

*Informações Atualizadas em 16.01 às 18h17 Taubaté confirma nesta quinta-feira, dia 16 de janeiro, mais …