Home / Noticias / Desenvolvimento e Inclusão Social / MESA TAUBATÉ ENTREGOU MAIS DE 20 MIL SOPAS NO 1º MÊS

MESA TAUBATÉ ENTREGOU MAIS DE 20 MIL SOPAS NO 1º MÊS

O Fundo Social de Solidariedade de Taubaté (Fussta) através do “Projeto Mesa Taubaté” entregou mais de 20 mil sopas durante o primeiro mês do Projeto em cinco bairros da cidade. Atualmente mil sopas estão sendo entregues diariamente para os moradores dos bairros Cecap, Três Marias, Água Quente, Vila Aparecida e Continental.

Sopas são preparadas na Cozinha Piloto e distribuídas nos Centros Comunitários

A iniciativa é uma parceria entre o FUSSTA, a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social e lideranças comunitárias dos bairros atendidos. Uma grande equipe de profissionais da Prefeitura e voluntários estão envolvidos neste projeto para levar a sopa até as pessoas que mais necessitam desse auxílio.

Esta mobilização tem como principal objetivo cuidar e alimentar as pessoas durante esse período de crise, agravado pela pandemia. Futuramente, o projeto também pretende ofertar cursos profissionalizantes para a população atendida por meio da “carreta do trabalho”.

O Projeto “Mesa Taubaté” foi iniciado no Centro Comunitário do Cecap, no dia 3 de maio; o segundo local incluído foi o Projeto Esperança São Pedro Apóstolo, no bairro Três Marias, no dia 6 de maio; no bairro Água Quente a distribuição das sopas teve início no dia 10, no Centro Comunitário; no dia 12 de maio o Projeto Social da Vila Aparecida começou a ser atendido com esta iniciativa e no dia 14 os moradores do Continental já começaram a fazer a retirada na Escola Municipal Ramon de Oliveira Ortiz.

Feirão do automóvel do Mercatau agora é de responsabilidade do Fussta e doações irão para o Mesa Taubaté

A expectativa é que os bairros Chácara São Silvestre, Gurilândia e Parque Aeroporto sejam incluídos no Projeto futuramente e que todos sejam atendidos simultaneamente, desta forma distribuir 1.600 sopas por dia.

Todas as sopas são preparadas diariamente por uma equipe da Cozinha Piloto da Prefeitura e todo o processo é acompanhado de perto por uma nutricionista. A logística de entrega das sopas até os centros comunitários é realizada por funcionários da Prefeitura, já a distribuição é feita pelos voluntários parceiros do Projeto.

Feirão “Mesa Taubaté”

O Fundo Social de Solidariedade de Taubaté é o novo administrador do Feirão de Automóveis realizado todos os domingos no Mercatau. Chamado de Feirão “Mesa Taubaté”, o objetivo desta mudança é arrecadar alimentos para ajudar na manutenção do Projeto “Mesa Taubaté”.

Para expor seus veículos no feirão, os interessados devem fazer a doação dos seguintes alimentos: arroz, feijão e macarrão. No caso de motos é necessário fazer a doação de 1 kg de alimento, já para os carros a doação deve ser de 2 kgs de alimentos, para deixar os veículos na “rampa”, área coberta do Mercatau a doação de 3 kgs de alimentos deve ser realizada.

O feirão “Mesa Taubaté” acontece todos os domingos, das 8h às 13h, na rua Professor Escolástica Maria de Jesus, 100, Jardim Ana Emília.