Home / Noticias / Desenvolvimento e Inovação / NOTA OFICIAL SOBRE O FECHAMENTO DA FORD EM TAUBATÉ

NOTA OFICIAL SOBRE O FECHAMENTO DA FORD EM TAUBATÉ

A Prefeitura de Taubaté lamenta, mais uma vez, o fechando da planta da Ford do Brasil no município. Em abril de 2020, a empresa já havia aberto um PDV que atingiu cerca de 160 funcionários da produção. Hoje, o fechamento da planta, que conta com cerca de 830 funcionários diretos e aproximadamente 600 indiretos, será uma grande perda para a cidade.

O município possui o PROINDE (Programa Ostensivo de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico do Município) fundamentado na Lei Complementar Municipal nº 184, de 05 de março de 2008, onde prevê a possibilidade de concessão de Incentivos Fiscais municipais aos empreendimentos que se adequem às exigências estatuídas na Lei.

A Ford foi favorecida com benefícios no intuito de incentivar à continuidade das atividades e possível expansão. Trata-se, porém, da ação de fechamento com base em uma decisão global do grupo.

A administração municipal esteve reunida hoje no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para buscar alternativas. A Prefeitura ratifica que irá dar todo apoio necessário aos trabalhadores. O governo do Estado informou na reunião que há tratativas com duas empresas interessadas em comprar o espaço pertencente a Ford e que na próxima semana algumas pessoas estarão em Taubaté para analisar o local.

A Prefeitura informa que irá acionar o governo Federal, via Ministério do Desenvolvimento Social, para que junto com o governo do Estado e com os trabalhadores, as melhores alternativas sejam encontradas.

Participaram da reunião o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, bem como o representante do Sindicato dos Metalúrgicos, Cláudio Batista, e o juiz da 1ª vara do trabalho de Taubaté, Guilherme Feliciano.

Créditos da foto: O vale.