Home / Destaque home / Prebióticos reforçam imunidade do intestino

Prebióticos reforçam imunidade do intestino

A terceira dica nutricional desta semana vai abordar os alimentos prebióticos,  aqueles que possuem substâncias que deixam nosso intestino saudável. Uma pessoa com um intestino em bom funcionamento tem um corpo mais forte e reage muito melhor se o organismo for atingido por um vírus ou bactéria e ainda reduz o risco do desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
Entre as sugestões de preparo, está a biomassa de banana verde. Ela possui um amido resistente que é uma espécie de fibra que o aparelho digestivo não consegue digerir. Como este tipo de fibra não é digerido, ele serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino e assim contribui para um intestino mais saudável. Consequentemente, a imunidade melhora e o risco de câncer no intestino diminui. Esta fibra também previne o diabetes tipo 2 e melhora o trânsito intestinal.
Assim como a biomassa de banana verde, outros alimentos contribuem para um intestino mais saudável, alguns deles são: cevada, linhaça, aveia, maçã, cebola, alho e raiz da chicória.

Receitas
Biomassa de banana verde
1 cacho de banana verde comprada em feira ou do próprio quintal.
Higienize as bananas mantendo a casca e os talos, ferva água em uma panela de pressão, depois de levantar a fervura coloque as bananas com casca. Tampe a panela e deixe em fogo alto até pegar pressão, depois diminua o fogo e deixe por 8 minutos. Após 8 minutos desligue a panela e deixe a pressão sair sem forçar.
Após toda a pressão sair, tire as bananas com auxilio de um garfo, tire as cascas e bata no processador ou liquidificador.
A biomassa pode ficar congelada por até 4 meses. Dica: coloque em forminha de gelo ou saquinho de sorvete com a quantidade de uma colher de sopa. Separando nessa medida será mais fácil para utilizá-la nas próximas receitas.

Nhoque de biomassa de banana verde.
500g de biomassa
100 gramas de farinha de trigo ou de arroz (ou até dar ponto)
Sal a gosto
5 ml de óleo
Em uma tigela coloque os 500g de biomassa, o azeite e o sal, misturar bem e ir adicionando a farinha aos poucos até a massa soltar das mãos. Fazer rolinhos com espessura de 1cm e cortar os nhoques. Cozinhar aos poucos em água fervente com sal como o nhoque tradicional (até que suba à superfície).”
Escolha um molho saudável de sua preferência, ou se quiser vou te deixar uma receita.
Molho de tomate com sardinha.
1 dente de alho
1 colher de óleo
1 lata de sardinhas
3 tomates picados sem pele
sal a gosto
Coloque o óleo na panela com o alho até dourar, acrescente a sardinha e amasse até que fique uma pasta, acrescente os tomates e deixe cozinhar até que fiquem macios e sirva com o nhoque.

Confira abaixo as datas previstas para cada uma das dicas nutricionais:
Dia 27 de julho – zinco
Dia 28 de julho – vitamina C
Dia 29 de julho – prebiótico
Dia 30 de julho – ferro
Dia 31 de julho – água

Veja também

Taubaté chega a 5.568 casos de coronavírus

Taubaté totaliza nesta sexta-feira, dia 25 de setembro, 5.568 casos confirmados de coronavírus. Todos os …