Home / Destaque home / Primeira etapa de mapa arbóreo identifica 650 unidades em Taubaté

Primeira etapa de mapa arbóreo identifica 650 unidades em Taubaté

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Taubaté divulga os resultados da primeira etapa do Mapeamento Arbóreo Eletrônico. Foram identificadas 650 árvores em 11 praças e parques do município.
O inventário elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente busca a identificação quantitativa e qualitativa de um grande número de árvores. A avaliação é realizada conforme parâmetros visuais e técnicos. As informações obtidas são integradas com dados cadastrais em um sistema de informação geográfica. O internauta encontra neste espaço informações sobre a espécie, estado fitossanitário, análise de risco, avaliação técnica e as interferências das árvores sobre os equipamentos e estruturas urbanas.
O Mapeamento Arbóreo Eletrônico vai permitir planejar as ações de manejo, conservação e preservação da arborização urbana em função das prioridades dos riscos e gerenciá-las em curto, médio e longo prazo, auxiliando no cumprimento às metas do Plano Municipal de Arborização Urbana.
Nesta primeira etapa, as 650 árvores mapeadas estão localizadas nos seguintes locais: praça Comendador Marcelino Moreira, praça do Cristo Redentor, praça Dom Epaminondas, praça Monsenhor Silva Barros, praça Coronel Vitoriano, praça Felix Guisard, Parque Natural Municipal Vale do Itaim, parque Dr. Barbosa de Oliveira, Centro Cultural Municipal de Taubaté, Sitio do Pica-pau Amarelo e Paço Municipal.
Na segunda etapa do estudo, já em fase de finalização, o mapeamento busca contemplar 534 árvores situadas nas praças Santa Teresinha e Félix Guisard.
A comunidade pode ter acesso às informações pelo link: https://drive.google.com/open?id=16q4xMjLFbOZRwF_UPeQTgfr6X6vRhLsj&usp=sharing