Home / Destaque home / Taubaté adia avanço para fase amarela

Taubaté adia avanço para fase amarela

A Prefeitura de Taubaté decidiu adiar a progressão do município para a fase amarela do Plano SP em função do expressivo aumento de casos nos últimos cinco dias e a elevação percentual das taxas de ocupação dos leitos municipais de UTI disponibilizados no HMUT e no Hospital de Campanha montado na UPA Central.
O decreto municipal 14.775, que regulamentava o ingresso de Taubaté na fase amarela, foi divulgado na última sexta-feira, dia 24 de julho. O boletim da Vigilância Epidemiológica daquele dia mostrava a cidade com 1.398 casos confirmados, 50 mortes e 57,1% de taxa de ocupação de leitos de UTI.
Nos últimos dias houve uma evolução expressiva nos indicadores. Na última segunda-feira, por exemplo, a ocupação de leitos de UTI chegou a 77,1%. E somente nesta terça-feira, dia 28 de julho, foram confirmados mais de 160 novos casos da doença.
O decreto 14.777 será publicado na próxima quarta-feira, dia 29 de julho, suspendendo os efeitos do decreto 14.775.
Os indicadores do município seguem monitorados e eventuais alterações de fase podem ocorrer em caso de melhora ou estabilidade, dentro das condições previstas pelo Plano SP.
O termômetro virtual da quarentena desta terça-feira ficou novamente com a cor vermelha. Durante o mês de julho, esta é a terceira vez em que isto acontece.  Os alertas anteriores aconteceram nos dias 9 e 14.
Entre os indicadores do termômetro, a taxa de isolamento social medida em Taubaté na última segunda-feira, dia 27 de julho, foi de 42% e ficou em vermelho, assim como a taxa de ocupação de leitos de UTI HMUT/UPA Central (74,2%) e a variação diária de novos casos (11,2%).
Em função do grande número de registros, o perfil dos novos casos confirmados será atualizado na próxima quarta-feira, dia 29 de julho.