Portal do Planejamento Taubaté
Bem-vindos ao Portal do Planejamento!
Aqui você encontra e pode acessar e consultar os instrumentos oficiais de planejamento e orçamento da cidade de Tauabté como PPA, LDO e LOA. Confira a metologia utilizada para a elboração do Plano Plurianual - PPA e baixe todos os documentos relacionados ao planejamento municipal.
O ciclo orçamentário brasileiro é um sistema integrado de planejamento e orçamento, reconhecido na Constituição Federal e obrigatório para todos os entes federativos (União, estados e municípios). Suas três leis são ligadas, compatíveis e harmônicas: o Plano Plurianual (PPA) traça as diretrizes e metas de médio prazo (quatro anos); a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) orienta e estabelece as prioridades anuais com base no PPA; e, por fim, a Lei Orçamentária Anual (LOA) fixa as despesas e receitas detalhadas de cada ano, garantindo a execução do que foi planejado.

O Diagnóstico Preliminar é o raio-x inicial que levanta problemas, potencialidades e recursos disponíveis da Prefeitura municipal de Taubaté.
Sua elaboração é importante para o Plano Plurianual (PPA), pois ele define a linha de base o "onde estamos" e orienta as diretrizes e metas do Plano Plurianual o "onde queremos chegar", garantindo que o planejamento seja realista, e priorize as necessidades mais urgentes.
Plano Plurianual (PPA): É o principal instrumento de planejamento de médio prazo. O PPA estabelece as diretrizes, objetivos e metas que o governo deve seguir ao longo de um período de quatro anos. Ele serve como o guia estratégico para todas as ações. Sendo formulado a partir das seguintes etapas:
A LDO é o elo anual entre o planejamento de longo prazo do PPA e o orçamento de curto prazo. Ela define as metas e prioridades para o exercício seguinte, estabelece as regras e normas fiscais de execução orçamentária, dispõe sobre limites de despesas com pessoal e orienta a elaboração da LOA.
O PPA Participativo é a metodologia que o governo utiliza para incluir a sociedade civil (cidadãos, associações, conselhos) na elaboração do Plano Plurianual (PPA). É um processo democrático de diálogo, audiências e consultas públicas, focado em coletar as reais necessidades e prioridades da população para fundamentar e legitimar as metas e programas do governo para os próximos quatro anos.
Devolutiva Da Consulta Pública - Power BI
Planos Setoriais são os guias de planejamento detalhados de longo prazo para áreas específicas do governo, como Saúde, Educação ou Meio Ambiente.
Essenciais para o planejamento municipal, eles são a base do Plano Plurianual (PPA). Ao fornecerem um diagnóstico aprofundado, esses quadros traduzem a visão de longo prazo do município em metas, ações e indicadores, garantindo que as políticas públicas sejam coerentes e alinhadas com as necessidades de cada setor.
Plano Municipal para Infância e a Adolescência (PMIA)
Plano Municipal de Mobilidade Urbana
Plano de Preservação Cultura e da Paisagem
Plano municipal de Saneamento Integrado
Plano Municipal de Resíduos Sólidos
A Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO define as metas e prioridades do governo para o ano seguinte. Ela serve de elo entre o Plano Plurianual - PPA e a Lei Orçamentária Anual - LOA , detalhando quais programas estratégicos do PPA terão prioridade na execução orçamentária de cada ano.

Lei de Diretrizes Orçamentárias 2026
Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025
Lei de Diretrizes Orçamentárias 2024
Lei de Diretrizes Orçamentárias 2023
A Lei Orçamentária Anual - LOA estima as receitas e autoriza todas as despesas do governo para o ano seguinte. Ela materializa o Plano Plurianual - PPA, obedecendo às metas e regras definidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO para aquele ano específico.
A elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 adotou um encadeamento lógico dividido em três níveis: estratégico, tático e operacional. No nível estratégico, o PPA se estrutura em seis Eixos Estratégicos, que definem as áreas prioritárias e intersetoriais de resultados.
