Prefeitura realiza mutirão para recolhimento de resíduos eletrônicos neste sábado (13) na praça Monsenhor Silva Barros

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, realizará no sábado, dia 13 de junho, mais uma edição do Mutirão de Recolhimento de Resíduos Eletrônicos.

Prefeitura realiza mutirão para recolhimento de resíduos eletrônicos neste sábado (13) na praça Monsenhor Silva Barros

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, realiza neste sábado (13) mais uma edição do Mutirão de Recolhimento de Resíduos Eletrônicos.

A ação acontecerá na Praça Monsenhor Silva Barros, das 9h às 15h, e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do descarte ambientalmente adequado de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, contribuindo para a redução dos impactos causados pelo descarte irregular desses materiais.

O mutirão tem um papel fundamental na promoção da educação ambiental e da logística reversa. Além de evitar a contaminação do solo e da água por componentes tóxicos presentes em equipamentos eletrônicos, a ação também estimula a economia circular, garantindo que materiais possam ser reciclados e reinseridos na cadeia produtiva.

Nas últimas edições, os resultados reforçam a adesão da população: em 2025, foram recolhidos 881,30 kg de resíduos eletrônicos. Já entre 2022 e 2024, o mutirão somou cerca de 5 toneladas de materiais eletrônicos destinados à logística reversa. Esses números demonstram a importância e a efetividade da iniciativa na redução do descarte irregular no município.

O evento será realizado no formato drive-thru, permitindo que os munícipes entreguem seus resíduos com praticidade e segurança. Poderão ser descartados monitores, impressoras, televisores, celulares, computadores e demais aparelhos que funcionem com tomada ou bateria. A participação é gratuita e aberta a toda a população.

Além da coleta de resíduos, o evento contará com atrações e atividades voltadas à conscientização ambiental e à participação da comunidade. Durante o período da manhã, a dupla Bruno & Hiago se apresentará no palco da praça. Das 9h às 11h, será realizada uma oficina de reciclagem, na qual os participantes aprenderão a confeccionar brinquedos utilizando materiais reaproveitados.

Também haverá distribuição gratuita de mudas de árvores nativas e composto orgânico, incentivando a arborização e o aproveitamento sustentável de resíduos orgânicos. A programação contará ainda com uma campanha de prevenção a queimadas, desenvolvida em parceria com a Defesa Civil Municipal, com orientações à população sobre os riscos e impactos dessa prática, especialmente durante o período de estiagem.